sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Teatro Dulcina recebe diretora e atores do Théâtre du Soleil

Encontro, com distribuição de senhas para o público, será sobre o processo de trabalho da companhia e o novo espetáculo "Os Náufragos da Louca Esperança"

Publicado em 19 de outubro de 2011 Imprimir Aumentar fonte
Théâtre du Soleil em “Os Náufragos da Louca Esperança” –  Foto: Michèle Laurent
Théâtre du Soleil em "Os Náufragos da Louca Esperança" - Foto: Michèle Laurent

Serão também realizadas, em outros locais, oficinas com a diretora e fundadora da companhia, Ariane Mnouchkine. Leia mais aqui.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, uma das maiores companhias de teatro do mundo, a francesa Théâtre du Soleil, desembarca, no dia 11 de novembro, no Teatro Dulcina, da Funarte. Ariane Mnouchkine, que comanda a trupe, e os atores da companhia têm um encontro marcado com o público, das 10 às 12h. A palestra será sobre o processo de trabalho do grupo e o mais recente espetáculo Os Náufragos da Louca Esperança. A entrada é gratuita e a distribuição de senhas será feita no mesmo dia, a partir das 8h. O Teatro Dulcina fica na rua Alcindo Guanabara, 17, no Centro, e tem capacidade para 429 pessoas.

Em turnê pelo Brasil, Os Náufragos da Louca Esperança é baseado no romance póstumo de Júlio Verne Os Náufragos do Jonathan, que relata a edificação no Cabo Horn, ao extremo sul do Chile, de uma pequena sociedade, pelos sobreviventes de um naufrágio. Os náufragos têm a esperança de construir no lugar uma sociedade mais justa. Os lemas da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade são discutidos na peça. A turnê do espetáculo começou por São Paulo (5 a 23 de outubro), passa pelo Rio (8 a 19 de novembro) e, depois, segue para Porto Alegre (5 a 11 de dezembro).

Théâtre du Soleil
Foi fundado em 1964 por Ariane Mnouchkine e alguns colegas da Universidade de Sorbonne, como uma Sociedade Cooperativa Operária de Produção, ou seja, uma empresa baseada na associação voluntária de artistas e técnicos e gerida coletivamente. Em atividade ininterrupta há 43 anos, o Théâtre du Soleil é uma das últimas companhias ainda existentes na Europa a funcionar desse modo. O percurso da companhia é marcado por uma interrogação constante sobre o papel, o lugar do teatro e sua capacidade de representar a época atual.

Encontro com Ariane Mnouchkine e atores do Soleil
11 de novembro (sexta), das 10h às 12h
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro
Lotação: 429 lugares
Entrada gratuita (não haverá inscrição; serão distribuídas senhas, no mesmo dia, a partir das 8h)

Obs: A programação do Théâtre du Soleil, no Rio de Janeiro, inclui uma série de oficinas e encontros, gratuitos e pagos, em diferentes espaços da cidade.
As inscrições para a oficina com Ariane Mnouchkine podem ser feitas através do e-mail oficina.ariane@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário