quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Feliz dia das Crianças (A origem)

Em 1923 o Brasil sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança na então capital Rio de Janeiro. No ano seguinte o Deputado Federal Galdino do Valle Filho aproveitou a recente realização do evento e teve a ideia de criar o ''Dia da Criança'' em homenagem aos pequenos. Os deputados aprovaram o projeto e o dia 12 de outubro de 1924 foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924.
Entretanto, somente cerca de três décadas depois, em 1955, a data passou a ser comemorada. Foi quando a fábrica de brinquedos Estrela junto com a marca Johnson & Johnson lançaram a promoção ''Semana do Bebê Robusto'' com o intuito de aumentar as vendas, e a estratégia deu certo e chamou a atenção de muitos empresários do ramo de brinquedos que passaram a promover também as suas marcas e foi lançada uma campanha publicitária promovendo a ''Semana da Criança'', cujo objetivo era alavancar as vendas. O sucesso foi tão grande que revitalizou a comemoração criada por Galdino décadas antes, e desde então o dia 12 de outubro ficou marcado nos calendários brasileiros  como o Dia das Crianças.
Essa comemoração é feita também em outros países, contudo em datas diferentes. A maioria tem o dia 20 de novembro para celebrar os menores, já que foi nesta data que a UNICEF oficializou  a Declaração dos Direitos das Crianças em 1959, e portanto a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia das Crianças.
Bom, revele sua opinião a respeito desse tema. Comente e nos ajude a enriquecer o blog.  E afinal, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário