quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Você tem cultura?

O conceito de cultura muitas vezes se confunde com o conceito de desenvolvimento, conhecimento e inteligência, daí o infeliz costume do senso comum de classificar as pessoas em ”ter cultura ou não”.
A sociedade normalmente associa ter cultura a ser culto ou inculto, no entanto essa é uma opinião popular equivocada e pode até ser considerada uma atitude discriminatória.
É comum ouvir dizer que o fulano não tem cultura porque não tem estudo ou que a beltrana não tem cultura porque não tem contato com os mais diversos tipos de artes ou sabedorias. Mas afinal, o que é ter culura? Será que os índios porquê não têm estudo, não sabem ler ou escrever, não possuem portanto cultura?
A cultura está relacionada a crenças, valores, líguas, religiões, tradições, costumes, ou seja, a cultura é a união de fatores que caracteriza um povo. Falamos então em diversidade cultural a qual devemos conhecer e respeitar, pois não há grupos superiores ou inferiores, há apenas culturas diferentes por isso seria preconceituoso acreditar que sua cultura devesse ser seguida por todos, atropelando assim vários conceitos éticos e étnicos de qualquer sociedade.
Ter cultura no entanto não é sinônimo de ter mais ou menos inteligência, dessa forma, pode-se afirmar que não há em lugar algum do mundo alguem que seja desprovido de cultura, porque querendo ou não todos fazemos parte de algum contexto social independente de qual seja.

Um comentário:

  1. Olá!!!

    Adoreiii o Blog, excelente ideia!!!

    Um abraço, Renata.

    ResponderExcluir