quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mãos ao lixo!

Hoje vou reclamar e tentar lutar por uma causa nobre, mais do que nobre, é algo sobre princípios e educação (nossa que papo brega)!
PAREM DE JOGAR LIXO NA RUA. PELO AMOR DE DEUS!

Vou confessar que não sou a maior defensora do meio ambiente;
Não separo o lixo orgânico do inorgânico, desperdiço água e energia, porque demoro no banho, e não faço um monte de outras coisas que eu poderia fazer para ajudar o planeta. Mas tem uma coisa que é questão de honra: Não jogo lixo na rua.
Geeente, desde criança todos nós aprendemos que é errado jogar lixo por ai, aposto que você cansou de ouvir seus pais dizerem isso, a sua professora também deve ter dito que é errado jogar lixo pela janela no carro ou do ônibus, e todo dia vemos algum abestado (burro), e mal educado fazendo isso.

Como sempre vou contar uns acontecidos de busão: Estava eu lá, naquele aperto de sempre, e um carinha comprando paçoca, daquele vendedor que sempre aparece no ônibus. Então, o ‘bonitinho’ come as 5 paçocas, joga os papéis no chão, depois compra uma água, bebe, e joga a garrafa no chão. Ôô cena linda! Tão linda que eu só não dei um murro na cara dele, porque eu não tenho coragem, e também porque ele tinha cara de malandro. Este foi um caso um pouquinho diferente, mas sempre tem aquela criatura pra arremessar a latinha de refrigerante pela janela. E além de poluição, pode causar acidentes.

Haa, eu queria mesmo era que inventassem uma lei, em que, quem jogasse lixo na rua tivesse que pagar uma multa. As pessoas só dão importância as coisas, quando sai do bolso delas. Isso iria render milhões, e o dinheiro poderia ser usado para implantação de lixeiras na rua. Mas nada é como agente quer ne?!
E falando em lixeira... Essa é a desculpa que todo mundo tem pra jogar lixo na rua;
- “Não tinha lixeira por perto”.
E daí? Segura a latinha até achar uma, e se o lixo for pequeno (papel de balinha, pacote de salgadinho, e todas as besteiras que agente come), guarda na bolsa, na mochila, no bolso... Lugar não falta! Quando achar uma lixeira, despeja tudo lá, pronto! Você já fez coisas bem mais difíceis do que isso na sua vida.
O mundo tá precisando é tomar vergonha na cara. Bando de gente porca e preguiçosa!

Muita gente me chama de chata por isso, por eu reclamar quando jogam lixo no chão. Mas não entendo qual é o problema de querer um mundo limpo.
E tem mais um absurdo; Tem algumas pessoas (idiotas), que dizem que se não jogarem lixo na rua, os garis não terão o que fazer.
Como diria Rita Lee: É “muita cáca pra pouco penico” viu!
O trabalho dos garis é desperdiçado toda vez que jogam um lixo no chão.

E eu nem preciso começar aquele discurso sobre decomposição de matérias inorgânicas, porque isso é coisa que todo mundo sabe desde que era feto.
Outro tipo de criatura bem comum é aquela que diz: “Tô nem ai, se uma sacola demora 100 anos pra se decompor, eu não vou mais tá vivo mesmo”. Há é? Então ta bom...
Joga a sacola na rua, quando chover, essa sacola e mais um monte de tranqueira que jogaram na rua, vão entupir os bueiros, vai acontecer uma enchente, você vai perder tudo, e talvez morra afogado. Adooro essas histórias com finais felizes!

Basta ter a iniciativa, deixe de jogar um papelzinho no chão, e logo você terá isso como hábito. E se sentirá até culpado, se deixar que cometam o erro.
Tá todo mundo cansado de ouvir, que se cada um fizesse a sua parte, o que parece muito hoje, vai ser pouco amanhã. Mas se todo mundo sabe, porque continua fazendo a coisa errada?
Nunca vi alguém vencer sem ter lutado, então porque  todo mundo ta parado?
A chatice das eleições está chegando, e dessa vez, será que alguém vai lembrar de cuidar disso? Do lixo?
O mundo virou uma lixeira, podre, fétida, e cheia de coisa que não presta. Mas nos sabemos que até numa lixeira se pode encontrar algo que possa aproveitar, ou reciclar. Você pode ser uma latinha reciclada, e fazer parte de um sistema de energia solar, ou pode ser aquela sacola entupindo o bueiro, que vai matar todo mundo afogado. É só escolher.

Ainda tem a questão do lixo eletrônico, essas coisas como: celulares, pilhas, televisões, computadores... que quando não servem mais, ninguém sabe o que fazer, e acaba jogando fora de qualquer jeito. E nem o governo, nem os fabricantes se importam muito com isso.
Os países, não sabem mais o que fazer com tanto lixo, não tem mais espaço para aterros, não tem mais rios pra poluir... Todo mundo sabia que esse era o jeito errado de cuidar disso, e agora estamos tendo que competir espaço com o lixo. Então o que fazer? Engolir?

Dessa vez, não estou pedindo, estou implorando, pra que você pare com essa mania feia, pare de pensar que a rua não é sua casa. Pare de jogar lixo na rua! Digo isso, porque to sentindo um fedor por ai... Acho que não é de ‘pum’, mas tenho medo de que tudo vire uma montanha de merda.


Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Fico com muita raiva principalmente quando vejo 'neguim' jogando lixo pela janela do ônibus!!! Aff, povo sem noção, depois reclamam dos bueiros entupidos, das ruas sujas, das enchentes.....

    ResponderExcluir