terça-feira, 6 de setembro de 2011

Você conhece a Lei de Gérson?

Quem nunca ouviu falar em Lei de Gérson? Aquela onde ''O importante é levar vantagem em tudo, certo?''.
Na cultura brasileira, a Lei de Gérson indica que a pessoa deva agir de forma a obter vantagem em tudo, aproveitando todas as situações em próprio benefício sem se preocupar com questões éticas ou morais. Trata-se do famoso ''jeitinho brasileiro'', destacando a esperteza e a malandragem de uma nação que é por vezes egoísta.
Essa expressão teve origem em uma propaganda do cigarro Vila Rica exibida em 1976, onde o protagonista foi Gérson de Oliveira Nunes, meio-campista da Seleção Brasileira. No comercial Gérson aponta várias vantagens do produto e com um sorriso malicioso disse a frase que tornou-se um famoso bordão e mais tarde ficou conhecida como a Lei de Gérson.
A partir de então, qualquer comportamento pouco ético passou a ser associado ao nome de Gérson, que por sua vez demonstrou arrependimento. O diretor do comercial José Monserrat Filho declarou que houve um erro de interpretação por parte do público, e tentou corrigir no segundo anúncio da marca que dizia: ''Levar vantagem não é passar ninguem pra trás, é chegar na frente." Entretanto, as pessoas ouvem e reproduzem apenas aquilo que lhes interessam, e a frase enfim não ficou, já a Lei de Gérson é até hoje respeitada por nós brasileiros talvez tanto quanto as leis da gravidade e de Murphy.

A seguir o vídeo com o comercial em questão... Veja aí!


Deixe a sua opinião a respeito desse tema, comente e nos ajude a enriquecer o blog, obrigada e até mais pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário